Compartilhe este texto

Turquia assina acordo que abre caminho para entrada de Finlândia e Suécia na Otan

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

28/06/2022 15h35 — em
Mundo



Turquia, Finlândia e Suécia assinaram um memorando conjunto que reconhece as preocupações de segurança turcas, me gesto que abre caminho para que as duas nações do Norte Europeu sejam incluídas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), segundo informou a aliança militar nesta terça-feira, 28.

O acordo foi assinado pelos presidentes da Turquia, Recep Tayip Erdogan, e da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, durante a cúpula da Otan em Madri.

Antes do acordo, Erdogan acusava os finlandeses e suecos de apoiar o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (conhecido pela sigla PPK), grupo político oficialmente ilegal na Turquia.

Em coletiva de imprensa, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, ressaltou que o memorando não define a entrada das duas nações, e uma aprovação formal de todos os países da aliança será necessária.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo