Trump suspende parceria com Brasil para combate a incêndios florestais

Um decreto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu uma parceria que treinava brigadistas brasileiros para o combate a incêndios florestais. A medida, assinada em 20 de janeiro, interrompeu por 90 dias o repasse de recursos para programas internacionais, incluindo o Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil.
Desde 2021, o projeto financiado pela USAID e executado pelo Serviço Florestal dos EUA (USFS) já treinou mais de 3 mil brigadistas em parceria com órgãos como Ibama, ICMBio e Funai. A capacitação técnica tinha como foco comunidades indígenas e regiões vulneráveis ao fogo na Amazônia.
A suspensão impacta diretamente ações de fortalecimento institucional e capacitação de profissionais, segundo o Ibama. No entanto, o órgão afirmou que a decisão não compromete o combate imediato aos incêndios, e que as atividades programadas estão sendo reavaliadas por instituições brasileiras.
A USAID, alvo de críticas de Trump, atua em mais de 100 países e recentemente destinou US$ 1 milhão para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Com a ordem do presidente, a agência interrompeu diversas iniciativas e colocou funcionários não essenciais em licença por tempo indeterminado.

ASSUNTOS: Mundo