Início Mundo Trump promete medidas legais para acabar com “monopólio nocivo” do setor de processamento de alimentos
Mundo

Trump promete medidas legais para acabar com “monopólio nocivo” do setor de processamento de alimentos

Reuters
Trump promete medidas legais para acabar com “monopólio nocivo” do setor de processamento de alimentos
Trump promete medidas legais para acabar com “monopólio nocivo” do setor de processamento de alimentos

WASHINGTON, 28 Ago (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que está preparando medidas legais para conceder aos agricultores e pecuaristas o direito de processar seus próprios alimentos, com o objetivo de acabar com o que ele chamou de “um monopólio nocivo” entre as principais empresas de processamento de alimentos do país.

Trump não citou nenhum alimento ou setor específico em sua postagem no Truth Social, mas afirmou que está “autorizando a elaboração de documentos legais” rapidamente. No início desta semana, Trump disse que iria verificar se há regulamentações excessivas para as fábricas de processamento de carne bovina.

Representantes da Casa Branca não responderam imediatamente a um pedido de mais detalhes sobre a medida legal citada, que surge em um momento em que os consumidores continuam a lidar com o aumento dos preços dos alimentos antes das eleições legislativas de meio de mandato nos EUA em novembro.

A declaração de Trump ocorre em um momento em que o setor de processamento de carne do país enfrenta o menor nível de oferta em 75 anos, já que o aumento dos custos com o gado supera os ganhos decorrentes da alta nos preços. Quatro empresas controlam cerca de 85% do processamento de carne nos EUA: Cargill, Tyson Foods , JBS USA e National Beef Packing Co.

Trump também anunciou na semana passada que mais carne moída poderia ser importada para os Estados Unidos sem tarifas. O Departamento de Justiça também informou que está investigando se as empresas de processamento de carne estavam elevando ilegalmente os preços da carne bovina ao consumidor.

(Reportagem de Katharine Jackson, Daphne Psaledakis e Susan Heavey)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!