Trump fecha acordo com Indonésia e evita tarifa de 32%
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (15) a assinatura de um acordo comercial com a Indonésia, evitando a aplicação de uma tarifa de 32% que entraria em vigor no início de agosto. Segundo ele, o acerto foi feito diretamente com o presidente do país asiático. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.
Este é o primeiro acordo concretizado por Trump desde que seu governo começou a enviar cartas a países parceiros estipulando novas tarifas entre 25% e 50% sobre produtos importados. Até agora, 25 nações foram notificadas, incluindo o Brasil, que recebeu a maior taxa entre todas: 50%.
Países como México e União Europeia também foram alvo das notificações, com tarifas de 30%. Desde o anúncio do chamado “tarifaço”, em abril, os EUA só haviam fechado acordos com o Reino Unido e o Vietnã, além de suspender temporariamente medidas com a China em razão de um pacto de reciprocidade.
De acordo com o governo americano, países que não formalizarem acordos até 1º de agosto poderão ser taxados. A medida tem provocado reações em várias partes do mundo e aumentou a pressão sobre autoridades brasileiras e empresários, que agora cobram do governo Lula uma resposta à altura.
ASSUNTOS: Mundo