Trump exige que Irã entregue programa nuclear e ameaça: 'Antes que não sobre mais nada'
Após declarar que os Estados Unidos não tinham envolvimento no ataque de Israel ao Irã, nesta quinta-feira (12), Donald Trump deu um ultimato ao Irã para entregar o programa nuclear no qual estava trabalhando. O presidente americano fez um pronunciamento escrito, pelas redes sociais, na manhã de hoje (13), que caso não haja acordo, novos ataques já estão planejados contra o país.
"Dei ao Irã chance após chance para fazer um acordo. Disse a eles, nas palavras mais firmes possíveis, para “apenas fazerem isso”, mas por mais que tentassem, por mais perto que chegassem, simplesmente não conseguiam concluir. Eu avisei que seria muito pior do que qualquer coisa que conhecessem, esperassem ou tivessem sido informados, que os Estados Unidos fabricam os melhores e mais letais equipamentos militares do mundo — DE LONGE — e que Israel possui muitos deles, com muito mais a caminho e eles sabem como usá-los".
Trump ainda escreveu que já estava em contato com autoridades iranianas para negociações, mas houve resistência durante as tratativas. Ele avisou ainda que caso o Irã não entregue o programa, "não restará nada da nação" e fez questão de destacar, em caixa alta, que por conta da resistência, alguns nomes de peso do país estão mortos.
"Alguns linha-dura iranianos falaram com bravura, mas não sabiam o que estava prestes a acontecer. Agora estão TODOS MORTOS, e a situação só vai piorar! Já houve grande morte e destruição, mas ainda há tempo para pôr fim a esse massacre, pois os próximos ataques já planejados serão ainda mais brutais. O Irã precisa fazer um acordo, antes que não sobre nada, e salvar o que um dia foi conhecido como o Império Persa. O Irã precisa fazer um acordo, antes que não sobre nada, e salvar o que um dia foi conhecido como o Império Persa. Chega de mortes, chega de destruição, APENAS FAÇAM ISSO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS. Que Deus abençoe a todos!", escreveu.
De fato, Trump já tinha se reunido recentemente com representantes do Irã para tratar do programa nuclear e uma nova reunião aconteceria na Casa Branca no próximo domingo (15), contudo, o encontro deve ser cancelado, já que o Irã ameaçou punir os EUA e os israelenses.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo