Início Mundo Trump determina retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais
Mundo

Trump determina retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

Trump determina retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais
Trump determina retirada dos EUA de mais de 60 organizações internacionais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (7) uma proclamação que retira o país de mais de 60 organizações internacionais. Do total, 35 não são vinculadas à ONU e 31 fazem parte do sistema das Nações Unidas. A Casa Branca afirmou que os organismos atuam contra os interesses nacionais americanos.

Segundo o governo, a maioria das entidades afetadas está ligada a temas climáticos, trabalhistas e a pautas classificadas pela gestão Trump como relacionadas à agenda “woke”. Até o momento, a Casa Branca não divulgou a lista completa das organizações atingidas pela decisão.

Trump já havia adotado postura semelhante em seu primeiro mandato, quando retirou os EUA de instituições como a Organização Mundial da Saúde, o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a Unesco. A medida reforça a política de multilateralismo seletivo do republicano, que defende cooperação internacional apenas nos termos considerados favoráveis a Washington.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?