O presidente Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira (25), novas tarifas que serão impostas pelos Estados Unidos a partir do dia 1º de outubro, de 25% a 100% para farmacêuticos, caminhões, móveis e outros.
Trump alegou que a medida acontece devido à “inundação” desses produtos no país americano. Para produtos farmacêuticos a tarifa de importação é de 100%, enquanto para armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos da mesma linha é de R$ 50%.
Para caminhões pesados a taxa será de 25%, enquanto para móveis e estofados será de 30%. Os mais afetados, que não os produtos farmacêuticos, terão a taxa aplicada à importação de medicamentos de marca ou patenteados, exceto se a empresa estiver construindo fábricas no país americano.
“A partir de 1º de Outubro de 2025, iremos impor uma Tarifa de 100% sobre qualquer Produto Farmacêutico de marca ou patenteado, a menos que uma Empresa ESTEJA A CONSTRUIR a sua Fábrica de Produtos Farmacêuticos na América. "ESTÁ A CONSTRUIR" será definido como "iniciar a construção" e/ou "em construção". Não haverá, portanto, nenhuma Tarifa sobre estes Produtos Farmacêuticos se a construção tiver começado.”, diz a publicação de Trump.



