Início Mundo Trump ameaça retomar controle do Canal do Panamá
Mundo

Trump ameaça retomar controle do Canal do Panamá

Trump ameaça retomar controle do Canal do Panamá
Trump ameaça retomar controle do Canal do Panamá

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, fez uma publicação no Truth Social nesse sábado (21), ameaçando retomar o controle do Canal do Panamá. Ele criticou as taxas cobradas pelo Panamá para a utilização da passagem, considerando-as excessivas, e afirmou que, caso os princípios morais e legais da doação do canal aos panamenhos não sejam seguidos, exigirá a devolução do controle integralmente aos EUA.

Os Estados Unidos construíram a maior parte do canal e administraram o território ao redor por décadas, mas, após acordos em 1977, o Panamá passou a ter o controle total do canal em 1999, após um período de administração conjunta.

O Canal do Panamá é uma via vital para o comércio global, permitindo a passagem de até 14 mil navios por ano, e é responsável por 2,5% do comércio marítimo mundial. Ele é crucial para as importações e exportações dos EUA, especialmente de automóveis, produtos comerciais e gás natural liquefeito.

Trump também afirmou que não deixaria o canal cair em "mãos erradas", o que foi interpretado como uma referência à influência crescente da China na região. A empresa CK Hutchison Holdings, com sede em Hong Kong, administra portos nas entradas do canal. A embaixada do Panamá não comentou, mas políticos panamenhos criticaram as declarações de Trump e pediram proteção à soberania do país sobre o canal.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?