Trump ameaça destruir o Irã se país retomar programa nuclear
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28) que destruirá o Irã caso o país decida retomar seu programa nuclear. A declaração foi feita após reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Segundo Trump, o governo iraniano estaria emitindo “sinais desagradáveis” e qualquer tentativa de enriquecer urânio novamente será respondida com força.
A tensão aumentou após o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmar que o país pretende seguir com o enriquecimento de urânio, apesar de recentes bombardeios dos EUA. Os ataques, realizados no dia 22 de junho em apoio a Israel, atingiram instalações nucleares em Fordo, Natanz e Isfahan. Araqchi classificou o programa nuclear como “uma conquista dos cientistas iranianos” e “questão de orgulho nacional”.
Trump respondeu às falas iranianas em sua rede Truth Social, dizendo que "fará de novo, se necessário", referindo-se aos ataques. O presidente americano também contestou relatórios da imprensa sobre os danos às instalações e reforçou que elas foram “completamente destruídas”. Já o governo iraniano reconheceu os prejuízos, mas declarou que a tecnologia permanece preservada e o programa não será abandonado.
O ministro iraniano ainda sinalizou abertura para futuras conversas indiretas com os EUA, desde que o país retire sanções e reconheça o direito de Teerã ao enriquecimento de urânio. Ele também afirmou que o Irã mantém um arsenal de mísseis para defesa e que o líder supremo Ali Khamenei “está em plena saúde e pronto para reagir a novos ataques”.
ASSUNTOS: Mundo