Início Mundo Taxas dos DIs desabam com esperança de desescalada da guerra no Oriente Médio
Mundo

Taxas dos DIs desabam com esperança de desescalada da guerra no Oriente Médio

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO, 31 Mar (Reuters) - As taxas dos DIs fecharam a terça-feira com baixas firmes, superiores a 30 pontos-base em vários vencimentos, acompanhando o recuo dos rendimentos dos Treasuries no exterior, em meio à esperança nos mercados de uma desescalada da guerra no Oriente Médio.

Com o dólar também em queda ante o real, a taxa do DI (Depósito Interfinanceiro) para janeiro de 2028 estava em 13,755% no fim da tarde, com baixa de 35 pontos-base ante o ajuste de 14,108% da sessão anterior. Na ponta longa da curva a termo, a taxa do DI para janeiro de 2035 marcava 13,88%, com recuo de 25 pontos-base ante 14,13%.

Na noite de segunda-feira, o Wall Street Journal havia informado que Trump disse a assessores que está disposto a encerrar a campanha militar contra o Irã, mesmo que o Estreito de Ormuz permaneça em grande parte fechado.

Nesta terça, o Irã atacou um navio petroleiro totalmente carregado perto de Dubai, enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o país destruirá as usinas de energia iranianas se Teerã não aceitar um acordo de paz, reabrindo o Estreito de Ormuz.

Em outra frente, Trump voltou a criticar países que não ajudaram os EUA em seus ataques ao Irã, como o Reino Unido, e defendeu que eles sigam para o Estreito de Ormuz e “simplesmente tomem” a commodity.

O cenário ainda conturbado deu novamente força ao petróleo tipo Brent, que oscilava acima dos US$118 o barril no fim da tarde, mas nos demais mercados os investidores se apegaram à possibilidade de desescalada da guerra.

“A possibilidade de fim da guerra reduz o prêmio de risco, então você já tem esta curva de juros indo para baixo”, comentou Lais Costa, analista da Empiricus Research, acrescentando que no caso do petróleo a pressão de alta continua. “O próprio Trump disse para o Reino Unido se virar”, lembrou.

Mesmo com o petróleo em alta, a taxa do DI para janeiro de 2035 atingiu a mínima intradia de 13,870% (-26 pontos-base) às 13h39, em um momento em que os rendimentos dos Treasuries também estavam nas mínimas do dia.

Apesar da retirada de prêmios da curva brasileira, Costa segue enxergando chances maiores de o Banco Central cortar a taxa básica Selic em apenas 25 pontos-base em abril, e não em 50 pontos-base, como alguns analistas seguem considerando.

“Mesmo que hoje, no fim do dia, o conflito no Oriente Médio esteja resolvido, dado que o preço do petróleo não arrefeceu, não vejo como o BC acelerar muito o corte da Selic”, pontuou.

Internamente, os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelaram durante a tarde a geração de 255.321 empregos formais em fevereiro, abaixo dos 270.150 postos calculados em pesquisa da Reuters com economistas. O resultado não alterou o movimento de retirada de prêmios da curva brasileira.

Pela manhã, o Banco Central informou que a dívida bruta brasileira atingiu 79,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em fevereiro -- o maior percentual desde os 79,5% de outubro de 2021, quando o país ainda enfrentava os impactos econômicos da pandemia de Covid-19, que elevou os gastos públicos.

O aumento da dívida bruta, um dos indicadores mais observados pelas agências globais de classificação de risco, tem sido uma das fontes de críticas ao atual governo e um dos fatores considerados na precificação dos DIs, em especial os de longo prazo.

No exterior, às 16h41, o rendimento do Treasury de dois anos--que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- tinha queda de 4 pontos-base, a 3,785%. Já o retorno do título de dez anos --referência global para decisões de investimento-- caía 5 pontos-base, a 4,291%.

Veja como estavam as taxas dos principais contratos de DI no fim da tarde desta terça-feira:

Mês Ticker Taxa Ajuste Variação

(% anterior (p.p.)

a.a.) (% a.a.)

JAN/27 14,075 14,299 -0,224

JAN/28 13,755 14,108 -0,353

JAN/29 13,7 14,056 -0,356

JAN/30 13,765 14,09 -0,325

JAN/31 13,82 14,117 -0,297

JAN/35 13,88 14,13 -0,25

(Edição de Isabel Versiani)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?