Submarinos nucleares da Rússia lançam mísseis em exercícios no Pacífico
Submarinos russos movidos a energia nuclear lançaram mísseis de cruzeiro durante exercícios navais no Mar de Okhotsk, no noroeste do Oceano Pacífico, informou nesta sexta-feira (19) o Ministério da Defesa da Rússia. A ação faz parte de uma série de manobras militares realizadas pelo país nos últimos dias.
Segundo a pasta, os submarinos Omsk e Krasnoyarsk dispararam mísseis de cruzeiro Onyx e Granit contra alvos marítimos localizados a mais de 250 quilômetros de distância. O objetivo, de acordo com o governo russo, foi treinar a defesa das “comunicações marítimas” e garantir a segurança das rotas estratégicas.
As manobras ocorrem na mesma semana em que Moscou realizou testes de lançamento de armas nucleares táticas em parceria com Belarus. Analistas militares ocidentais avaliam que os exercícios buscam enviar um recado de força militar e intimidar países da Europa e membros da Otan.
O aumento das atividades militares russas acontece em meio a novos episódios de tensão na região. Nos últimos dias, forças da Polônia e da aliança atlântica afirmaram ter abatido drones russos que violaram o espaço aéreo polonês, elevando o clima de alerta entre países europeus.
ASSUNTOS: Mundo