Sob esquema de segurança, deputados analisam impeachment de Trump

Por Portal do Holanda

13/01/2021 14h31 — em Mundo

Presidente é acusado de incitar a invasão ao Congresso. Foto: Reprodução

Deputados começaram a analisar nesta quarta-feira (13) o segundo processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Representantes. O aparato de segurança no Capitólio foi reforçado para a sessão.

Neste momento, os congressistas avaliam se o presidente deve ser afastado por incitar a invasão ao Capitólio na semana passada. Cinco pessoas morreram no embate entre policiais e militantes de extrema-direita.

Como a maioria dos parlamentares é democrata, Trump deve se tornar o primeiro presidente americano da história a sofrer dois impeachments. Nos EUA, o afastamento ocorre após aprovação pelo Senado.

Assim, Trump deve permanecer no cargo até a próxima quarta-feira (20), quando o democrata Joe Biden será empossado.

A primeira etapa do debate é reservada aos parlamentares do partido democrata, adversário de Trump. No entanto, a imprensa internacional apurou que cinco membros do partido republicano concordaram, de maneira não-oficial, com o pedido de deposição, pois temem a continuidade dos atos registrados no Congresso.

Durante pronunciamento no Texas nessa terça-feira (12), o presidente americano afirmou que há "muita raiva" sobre o novo processo de impeachment e que se trata da "continuação da maior caça às bruxas da história da política".


+ Mundo