As armas termobáricas sugam o oxigênio do ar para gerar uma explosão de alta temperatura. Embora não sejam banidas por tratados internacionais, seu uso é condenado por organizações de direitos humanos. As armas consistem em um recipiente de combustível e duas cargas explosivas separadas.
Quando uma arma volumétrica é lançada, a primeira carga detona para dispersar as partículas de combustível. A segunda carga inflama o combustível e o oxigênio dispersos no ar, criando uma onda explosiva de extrema pressão e calor que tem o potencial de reverberar e criar um vácuo parcial em um espaço fechado. Os efeitos são agravados em espaços fechados, tornando-as altamente eficazes em edifícios.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Aviso