Compartilhe este texto

Rússia anuncia corte no fornecimento de gás à Finlândia após pedido de adesão à Otan

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

20/05/2022 11h35 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gigante estatal russa Gazprom comunicou à Finlândia que cortará o fornecimento de gás natural ao país a partir de sábado (21), informou a finlandesa Gasum nesta sexta-feira (20).

O motivo é a negativa de Helsinque em pagar em rublos pelo gás, como exige a estatal russa.

O presidente da Gasum, Mika Wiljanen, em nota, descreveu como lamentável a decisão. "De todos os modos, nos preparamos cuidadosamente para essa situação e não teremos interrupções no fornecimento de gás", assegurou.

A Finlândia já temia o corte no fornecimento de gás, especialmente após formalizar seu pedido de ingresso na Otan, a aliança militar ocidental liderada pelos EUA. Embora o gás natural represente somente de 5% a 8% da energia consumida no país, praticamente todo o gás usado na nação nórdica vem justamente da Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, questionado nesta sexta sobre o assunto, disse apenas que "é evidente que ninguém entregará nada de graça". Em abril, a Rússia já havia cortado o fornecimento de gás a Bulgária e Polônia após os dois países se recusarem a pagar em rublos pelo combustível.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo