Compartilhe este texto

Rajada de vento derruba palco e mata 9 em comício no México

Por Folha de São Paulo

23/05/2024 19h00 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao menos nove pessoas morreram, entre elas uma criança, e outras 70 ficaram feridas na noite desta quarta-feira (22) no estado de Nuevo León, no norte do México, depois que um palco desabou durante um evento de campanha do partido Movimento Cidadão, informou o jornal local Reforma.

O candidato do partido à Presidência, Jorge Alvarez Maynez, disse nas redes sociais que uma rajada de vento causou o colapso da estrutura, instalada na cidade de San Pedro Garza Garcia, perto de Monterrey.

Maynez disse que está bem, depois de ser levado a um hospital local, mas membros de sua equipe ficaram feridos. Ele cancelou os eventos de campanha que estavam previstos para esta quinta-feira (23). Em terceiro lugar nas pesquisas para o pleito de 2 de junho, Maynez está muito atrás da candidata governista, Claudia Sheinbaum, e da opositora Xochitl Gálvez, sem ter chance real de vitória.

Gálvez ofereceu condolências às famílias das vítimas em uma postagem nas redes sociais e expressou solidariedade a Maynez.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, lamentou o incidente. "Abraço familiares, amigos das vítimas e apoiadores do partido. Estamos atentos", afirmou.

Vídeos divulgados pela mídia local mostram o momento em que uma tela gigante desaba sobre Maynez e outros membros do Movimento Cidadão.

O deputado Javier González Alcántara declarou ao canal Televisa que as equipes de resgate conseguiram retirar os feridos que estavam debaixo do palco.

O eleitor José Juan, que compareceu ao comício, relatou como a estrutura desabou de maneira repentina sobre os candidatos e o público. "Caiu do nada, me atingiu na cabeça e eu desmaiei. Depois foi puro pânico", declarou.

O governador de Nuevo León, Samuel García, afirmou que o estado tem registrado ventos fortes e chuvas intensas na região em que houve o comício. Ele alertou os moradores para ficarem em casa durante as tempestades.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo