Início Mundo Procuradoria do Tribunal de Haia investigará Putin por possíveis crimes de guerra
Mundo

Procuradoria do Tribunal de Haia investigará Putin por possíveis crimes de guerra

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, corte responsável por julgar crimes de guerra, confirmou nesta quarta-feira (2) que abrirá imediatamente uma investigação sobre possíveis crimes de guerra supostamente cometidos na Ucrânia. A decisão vem após um pedido de 39 Estados-membros do tribunal.

"Esses encaminhamentos permitem que meu escritório prossiga com a abertura de uma investigação sobre a situação na Ucrânia a partir de 21 de novembro de 2013, abrangendo quaisquer alegações passadas e presentes de crimes de guerra, crimes contra a humanidade ou genocídio cometidos em qualquer parte do território da Ucrânia por qualquer pessoa ", disse Karim Khan.

A data destacada pelo procurador remete ao início da Euromaidan, como ficaram conhecidos os protestos pró-Ocidente em Kiev, que se desencadearam após o então presidente ucraniano, Viktor Yanukovich, se negar a continuar com o processo que colocaria a Ucrânia na União Europeia. O evento culminou na morte de mais de 130 pessoas e, meses depois, na fuga de Yanukovich para a Rússia.

Na última sexta (25), o chanceler da Ucrânia, Dmitro Kuleba, disse acreditar que a Rússia deve ser julgada por crimes de guerra, citando ataques a uma escola do ensino básico e a um orfanato atribuídos à Rússia.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?