Compartilhe este texto

Presidentes da Venezuela e Guiana convidam Lula para reunião sobre Essequibo

Por Portal Do Holanda

10/12/2023 7h09 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Twitter  Nicolas Máduro

Os presidentes Nicolás Maduro, da Venezuela, e Irfann Ali, da Guiana, devem se reunir na próxima quinta-feira (14), para conversar sobre a disputa pela região de Essequibo, que atualmente pertence à Guiana, mas está sendo reivindicada pelo país vizinho.

A reunião vai acontecer no Caribe, em São Vicente e Granadinas. Os dois presidentes solicitaram a presença de Lula como “observador”, mas o presidente brasileiro deve enviar Celso Amorim, assessor especial da Presidência, para representá-lo.

O presidente da Guiana tem cobrado uma postura mais ativa do Brasil no conflito, porém, Lula se preocupa tem adotado postura mais neutra devido a preocupação com a possibilidade de uma guerra entre os países.

A segurança tem sido reforçada na fronteira e Lula tem insistido pelo diálogo para que as partes cheguem a um acordo. Essequibo representa 70% do território da Guiana e é uma densa área de mata, onde vivem cerca de 125 mil pessoas.

O território é disputado há mais de um século pela Venezuela por conta da existência de grande quantidade de petróleo no local. Nos próximos dias, Maduro deve ir à Rússia pedir apoio ao Kremlin, enquanto isso, os EUA já declararam apoio à Guiana e ofereceu reforço militar.

O fato aumenta ainda mais a tensão e a preocupação com a possibilidade de uma guerra, já que Rússia e EUA são oponentes antigos.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo