Compartilhe este texto

Presidente do Equador escapa ileso de ataque a tiros em meio a protestos

Por Portal Do Holanda

07/10/2025 23h39 — em
Mundo


Presidência do Equador divulga imagem de carro com as janelas quebradas após atentado — Foto: X/ Presidência do Equador

O presidente do Equador, Daniel Noboa, sobreviveu a um ataque a tiros contra o veículo que o transportava nesta terça-feira (7), no sul do país. O incidente ocorreu em meio a uma onda de protestos indígenas contra o governo.

A ministra de Meio Ambiente e Energia, Inés Manzano, confirmou o ataque, detalhando que a comitiva presidencial foi confrontada por cerca de 500 manifestantes que protestavam contra o aumento no preço do diesel.

"Cerca de 500 pessoas apareceram e jogaram pedras nele, e há marcas de balas no carro do presidente também", afirmou a ministra. Ela acrescentou que Noboa estava "muito firme e corajoso" e manteve sua agenda.

O ataque aconteceu enquanto a caravana se dirigia à localidade andina de Cañar. Pouco depois do incidente, Noboa participou de um ato público onde inaugurou uma estação de tratamento de água.

Contexto de crise

O ataque ocorre em um cenário de tensão crescente. O Equador recentemente decretou estado de exceção em dez províncias devido à onda de protestos liderados por indígenas. Além disso, Noboa convocou um referendo para discutir a presença de bases militares estrangeiras no país, tema que também gera forte polarização.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo


07/11/2025

Correção