Compartilhe este texto

Presidente da Polônia veta liberação do acesso à pílula do dia seguinte

Por Portal Do Holanda

29/03/2024 15h56 — em
Mundo


Foto: Reprodução / Instagram

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, vetou nesta sexta-feira (29) um projeto de lei que facilita o acesso à pílula anticoncepcional do “dia seguinte” às mulheres maiores de 15 anos. 

O PL permitiria o acesso sem prescrição médica para maiores de 15 anos, revertendo uma restrição introduzida em 2017 pelo antigo governo do partido nacionalista Lei e Justiça (PiS), do qual Duda é aliado. Vale lembrar que a Polônia é uma das nações que solicitam receitas médicas para comprar a pílula contraceptiva.

Em defesa, o gabinete do presidente apresentou um comunidade alegando que “o presidente não poderia aceitar soluções legais que permitissem que crianças com menos de dezoito anos de idade tivessem acesso a medicamentos para uso em contracepção sem supervisão médica e ignorando o papel e a responsabilidade dos pais”. 

A nota acrescentou, no entanto, que ele estaria aberto a disponibilizar a pílula do dia seguinte sem receita médica para mulheres adultas.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo