Início Mundo Presidente da Croácia larga na frente, mas não se reelege em 1º turno
Mundo

Presidente da Croácia larga na frente, mas não se reelege em 1º turno

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O atual presidente da Croácia, Zoran Milanovic, foi o candidato mais bem votado nas eleições deste domingo (29), mas não conseguiu votos suficientes para garantir a reeleição em primeiro turno.

Com a apuração concluída, Milanovic obteve 49,1% dos votos, ficando a menos de um ponto percentual de dispensar a necessidade de segundo turno. O candidato do partido HDZ, ao qual também pertence o primeiro-ministro Andrei Plenkovic, teve 19,35% dos votos.

Mais cedo, uma pesquisa de boca de urna conduzida pelo instituto Ipsos apontava vitória de Milanovic já no primeiro turno: ele marcava 51% dos votos, e seu principal oponente, Dragan Primorac, 19%.

Os croatas votaram neste domingo para escolher o próximo chefe de Estado, que no país do Leste Europeu é uma função principalmente simbólica e de política externa. O segundo turno será realizado em 12 de janeiro.

Milanovic é conhecido por suas posições críticas à União Europeia, à Otan, a aliança militar ocidental liderada pelos Estados Unidos, e ao auxílio financeiro à Ucrânia. Primorac apostou em uma campanha denunciando o suposto extremismo de Milanovic.

"Hoje, os cidadãos da Croácia decidem sobre seu futuro, o futuro da nossa pátria", disse o opositor ao votar em Zagreb, capital do país. "Cada voto é de vital importância."

Ao longo de seu mandato, Milanovic protagonizou disputas com o primeiro-ministro Plenkovic a respeito de política externa, questionando o apoio da Croácia à Ucrânia na guerra contra a Rússia.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?