Compartilhe este texto

Píer temporário construído pelos EUA em Gaza recebe primeiro lote de ajuda humanitária

Por Folha de São Paulo

17/05/2024 11h56 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O píer temporário instalado pelos Estados Unidos na costa da Faixa de Gaza recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), um primeiro carregamento de ajuda humanitária, afirmou o Exército americano, um dia depois da finalização da estrutura.

A construção, que custou pelo menos US$ 320 milhões (mais de R$ 1,6 bilhão), deve receber quase 500 toneladas de ajuda nos próximos dias e é parte dos esforços internacionais para driblar as restrições terrestres impostas por Israel dos últimos dias.

O desembarque acontece em um momento de crescente pressão internacional por mais mantimentos no território palestino, onde, de acordo com a ONU, mais de 1 milhão de pessoas estão no nível mais grave do índice global de classificação da insegurança alimentar, o IPC.

"Esse é um esforço multinacional para entregar mais ajuda aos civis palestinos em Gaza por um corredor marítimo exclusivamente humanitário", afirmou o Comando Central das Forças Armadas dos EUA (Centcom) na rede social X.

O píer flutuante foi pré-montado pelo exército dos EUA no porto israelense de Ashdod e transportado nesta semana para Gaza, que não possui infraestrutura portuária própria. Nenhum soldado americano desembarcou, disse o Centcom.

Gaza, que enfrenta uma crise humanitária desde o início da guerra, há sete meses, passou a sofrer com mais escassez de alimentos, água potável, medicamentos e combustível desde a semana passada, quando Tel Aviv tomou o controle da passagem de Rafah. A via da cidade na fronteira com o Egito é crucial para a entrada de suprimentos.

Dias antes, Israel havia fechado outra passagem, a de Kerem Shalom, no sul de Gaza, em resposta a um ataque do Hamas no local. Atualmente, duas das quatro passagens do território palestino estão abertas para mantimentos pré-aprovados —a de Kerem Shalom, reaberta posteriormente, e a Erez Ocidental, inaugurada no último domingo (12).

A ONU, que disse estar finalizando os planos para distribuir os produtos entregue pelo píer, reiterou que as passagens por terra são o "método mais viável, eficaz e eficiente" para levar ajuda ao território. "Para evitar os horrores da fome, devemos usar a rota mais rápida e óbvia para alcançar a população de Gaza —e para isso, precisamos de acesso por terra agora", disse Farhan Haq, porta-voz do secretário-geral da ONU.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo