Peixe 'diabo negro', de 'Procurando Nemo', é visto pela 1ª vez à luz do dia
VEJA: Um peixe-pescador jubarte vivo, mais conhecido como diabo-do-mar-negro, foi registrado por uma câmera pela segunda vez.
— CHOQUEI (@choquei) February 8, 2025
O vídeo foi capturado próximo à ilha espanhola de Tenerife. Anteriormente, um espécime vivo havia sido filmado em 2014.
pic.twitter.com/WYystZ70mE
Pesquisadores da ONG espanhola Condrik Tenerife, especializada na conservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, registraram um feito histórico: o primeiro avistamento à luz do dia de um peixe "diabo negro" (Melanocetus johnsonii), espécie abissal famosa por viver nas profundezas do oceano e por sua aparição no filme Procurando Nemo.
+ desequilíbrio na bexiga natatória, doença, idade avançada... o nome comum dele é peixe-diabo-negro :) pic.twitter.com/epw2jTgRPP
— Julia Maciel (@juliamacielf) February 7, 2025
O raro encontro aconteceu no dia 26 de janeiro, a apenas dois quilômetros da costa de Tenerife, um evento inusitado, já que esses animais costumam habitar entre 200 e 2 mil metros de profundidade. O registro foi feito pelo fotógrafo de fauna marinha David Jara e os biólogos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco, durante o retorno de uma expedição sobre tubarões.
"Vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro", relatou Laia Valor ao jornal El Mundo.
Segundo a ONG, este pode ser o primeiro registro mundial de um Melanocetus johnsonii adulto, vivo e na superfície durante o dia. Até então, a espécie havia sido documentada apenas como larvas, exemplares mortos ou por imagens de submarinos.
O motivo para o deslocamento do peixe até a superfície ainda é desconhecido, mas os pesquisadores apontam que ele aparentava estar debilitado, o que pode ter influenciado sua aproximação.

ASSUNTOS: Mundo