Papa Leão XIV reabre apartamento papal selado após morte de Francisco
O apartamento papal que havia sido selado após a morte do papa Francisco foi reaberto neste domingo (11), logo após a primeira bênção dominical do novo pontífice, Leão XIV, na Praça São Pedro. A cerimônia simbólica marcou o início de um novo ciclo no comando da Igreja Católica.
As imagens da abertura foram divulgadas pelo Vaticano nesta segunda-feira (12). Nos registros, é possível ver funcionários retirando o lacre da fita que selava o local e o papa Leão XIV destrancando a porta com uma chave. O gesto faz parte de um dos rituais oficiais após a morte de um pontífice.
O quarto em questão está localizado na Casa Santa Marta, residência escolhida por Francisco desde o início de seu papado, em 2013, no lugar do tradicional Palácio Apostólico. O local foi lacrado ainda na tarde do dia 21 de abril, data da morte de Francisco, conforme os protocolos da Santa Sé.
Com a reabertura do espaço, Leão XIV consolida os primeiros atos simbólicos de seu pontificado. Desde sua eleição, o novo papa tem defendido uma Igreja próxima dos fiéis, além de reforçar mensagens de diálogo, paz e liberdade de expressão.
ASSUNTOS: Mundo