Início Mundo Papa critica desigualdade em último dia de viagem pela África
Mundo

Papa critica desigualdade em último dia de viagem pela África

Reuters
Papa critica desigualdade em último dia de viagem pela África
Papa critica desigualdade em último dia de viagem pela África

Por Joshua McElwee

MONGOMO, Guiné Equatorial, 22 Abr (Reuters) - O papa Leão 14 usou o último dia inteiro de sua viagem de quatro nações na África, nesta quarta-feira, para falar contra a desigualdade de riqueza, pedindo aos fiéis que trabalhem para reduzir a diferença entre ricos e pobres, enquanto atravessava a Guiné Equatorial, rica em petróleo.

O papa, que atraiu a ira do presidente dos EUA, Donald Trump, depois de se tornar mais crítico contra a guerra e o despotismo, também visitaria uma prisão de alta segurança que, segundo grupos de direitos humanos, mantém prisioneiros políticos em condições abusivas.

Leão, o primeiro papa dos EUA, começou o dia voando cerca de 325 km de Malabo, localizada na Ilha de Bioko, no Golfo da Guiné, para Mongomo, na fronteira leste com o Gabão, no limite da floresta tropical da Bacia do Congo.

Em uma missa na maior estrutura religiosa da África Central, o pontífice exortou os guineenses equatoriais a "servir o bem comum em vez de interesses privados, reduzindo a desigualdade entre privilegiados e desfavorecidos".

O papa, que estreou um novo e vigoroso estilo de comentários durante a turnê pela África, também condenou o mau tratamento dado aos "prisioneiros que muitas vezes são forçados a viver em condições higiênicas e sanitárias preocupantes".

O Vaticano disse que cerca de 100.000 pessoas se reuniram dentro e fora da Basílica da Imaculada Conceição para ver Leão na quarta-feira, aglomerando-se em torno de uma colunata inspirada na Praça de São Pedro, em Roma.

As pessoas dançaram e gritaram quando seu papamóvel branco chegou. Os organizadores soltaram fumaça dourada, branca, verde e vermelha no ar, fazendo referência às cores das bandeiras do Vaticano e da Guiné Equatorial.

Mairano Nve, de 70 anos, disse que estava animado para ver Leão. "É uma grande alegria ter o papa nos visitando", disse Nve. "Ele só quer nos ver e nos dar uma bênção em nome de Jesus."

A viagem de Leão a Mongomo foi o primeiro de três voos para três cidades em um dia de viagem turbulenta que também o levará a Bata, na costa oeste.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?