Ônibus despenca de desfiladeiro no Peru, e ao menos 37 morrem
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Pelo menos 37 pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas nesta quarta-feira (12) depois que um ônibus despencou de um desfiladeiro em uma região montanhosa no Peru, informaram autoridades locais.
O acidente aconteceu na madrugada no departamento de Arequipa, no sul, e é um dos piores dos últimos anos no país andino. Em fevereiro de 2018, perto do local da tragédia desta quarta-feira, 44 pessoas morreram após um ônibus também cair nesse trecho da Panamericana Sul e parar às margens do rio Ocoña.
O veículo com 60 passageiros, da empresa Llamosas, colidiu com uma picape em uma curva em uma região de traçado muito sinuoso, entre o rio e o oceano Pacífico. O impacto fez com que o ônibus caísse em um precipício de cerca de 200 metros de profundidade.
De acordo com Walther Oporto, chefe regional de saúde de Arequipa, 36 pessoas morreram no local e outra faleceu no hospital. No entanto, o número de mortos pode aumentar: 26 pessoas ficaram feridas, 3 delas em estado grave, segundo a agência de notícias Reuters. Entre os feridos há um bebê de oito meses e outras duas crianças, conforme uma lista divulgada por autoridades locais.
MOTORISTA DETIDO
O veículo de passageiros havia partido na noite de terça-feira da localidade de Chala, na província de Caravelí, com destino a Arequipa, a segunda maior cidade do Peru e capital do departamento homônimo. Faltavam cerca de 200 km para o fim da viagem.
O ônibus capotou por uma área árida até parar às margens do rio, segundo imagens da Panamericana Televisão, enquanto a picape ficou na lateral da curva com a cabine totalmente destruída.
O Ministério Público de Arequipa informou em um comunicado que o motorista do carro sobreviveu e "está detido". Não informou, no entanto, se havia mais pessoas no veículo ou qual foi a causa exata do acidente.
"Serão realizadas as diligências correspondentes para determinar sua responsabilidade no ocorrido", acrescentou em uma mensagem no Facebook.
Cerca de 30 policiais, em coordenação com bombeiros, trabalhavam na retirada de feridos e recuperação de corpos, informou o Ministério do Interior em um comunicado.
A grande quantidade de acidentes no Peru está associada principalmente ao excesso de velocidade e embriaguez, entre outras imprudências, além da topografia do país um dos mais montanhosos do mundo. No ano passado, foram registrados 3.173 mortos nas vias peruanas.
ASSUNTOS: Mundo