OMC: países precisam enfrentar a carência severa na produção de vacinas

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

27/07/2021 11h45 — em Mundo

Porta-voz da Organização Mundial de Comércio (OMC), Keith Rockwell afirmou, durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 27, que os países precisam enfrentar a "carência severa" em termos de produção de vacinas contra a covid-19. Segundo ele, sabe-se que não há imunizantes suficientes para todo o mundo até o momento, mas há divergência entre governos sobre qual a melhor estratégia, por exemplo por meio de quebras de patentes, distribuição entre os países ou indústrias locais.

Rockwell disse que até agora, teriam sido produzidas "apenas" cerca de 3,5 bilhões de doses do imunizante contra a covid-19. A população mundial, porém, está em cerca de 7,8 bilhões, sendo que na maioria das vacinas é necessário aplicar duas doses para se conseguir a proteção.

Rockwell comentou que ouviu, sem citar a fonte, um dado segundo o qual o número total de vacinas produzidas no ano passado, contra todas as doenças, foi de 5 bilhões. Segundo ele, isso dá a dimensão do tamanho do desafio atual e a questão tem sido alvo de debates entre os membros da OMC.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo