Novos exames apontam 'pneumonia bilateral' em Papa Francisco: 'quadro complexo'

O Vaticano informou que o Papa Francisco está com "pneumonia bilateral". O novo boletim médico foi divulgado nesta terça-feira (18) após ele ser submetido a uma tomografia computadorizada de tórax. O pontífice de 88 anos está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, devido a uma infecção respiratória que evoluiu para um quadro clínico mais grave.
"Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo", diz o comunicado do Vaticano.
O papa está recebendo tratamento com antibióticos e cortisona, mas, segundo o comunicado, ele está de "bom humor" e continua rezando e lendo durante a internação. "Esta manhã ele recebeu a Eucaristia e, durante o dia, alternou o descanso com a oração e a leitura de textos. Ele agradece pela proximidade que vocês sentem neste momento e pede, com o coração agradecido, que vocês continuem rezando por ele".
A situação clínica do Papa é considerada complexa, especialmente devido à sua idade avançada e ao histórico de problemas respiratórios. Francisco teve parte de um pulmão removido na juventude após desenvolver pleurisia, o que o torna mais suscetível a infecções pulmonares.
Por enquanto, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados, e o Vaticano reiterou que Francisco permanecerá hospitalizado pelo tempo necessário para garantir sua recuperação completa. Fiéis ao redor do mundo estão enviando mensagens de apoio e orações para Francisco, que já enfrentou outros problemas de saúde nos últimos meses.
Veja também

ASSUNTOS: Mundo