Após a renúncia nesta quinta-feira, Johnson seguirá à frente da gestão até que um sucessor seja escolhido. Por terem maioria folgada no Parlamento, os conservadores têm a prerrogativa de nomear o líder do país.
Além de Sunak, também já anunciaram candidatura o parlamentar Tom Tugendhat e a procuradora-geral Suella Braverman. Segundo a imprensa britânica, a secretária das Relações Exteriores, Liz Truss, e os ministro da Saúde Sajid Javid também estão entre os prováveis postulantes. O secretário de Defesa, Ben Wallace, e o secretário de Transportes, Grant Shapps, também são possíveis candidatos.
A lista de candidatos para substituir o premiê começou a tomar corpo nesta sexta-feira, enquanto alguns parlamentares do Partido Conservador pressionam para o afastamento imediato de Johnson e não, como prescreve a legislação inglesa, em um prazo de dois meses.
A cúpula do Partido Conservador deve definir o calendário para uma disputa da liderança da legenda na próxima segunda-feira, para que se eleja um novo primeiro-ministro antes do final do verão europeu. O processo envolve parlamentares conservadores votando para limitar o número de candidatos para somente dois, cujos nomes irão para votação de todos os membros do partido em todo o país.
Após renúncia na quinta-feira, o premiê seguirá no cargo até que um sucessor seja escolhido, o que gerou mal-estar no Parlamento britânico. Alguns políticos defendem que Johnson deveria ceder e deixar o vice-primeiro-ministro Dominic Raab intervir como líder temporário. Fonte: Associated Press.



