Início Mundo Nigéria: Número de mortos em campo de refugiados chega a 70
Mundo

Nigéria: Número de mortos em campo de refugiados chega a 70

Envie
Envie

GENEBRA — O número de mortos em um ataque por engano da Força Aérea da Nigéria contra um campo de refugiados subiu para 70, informou o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho nesta quarta-feira. Outras 120 pessoas ficaram feridas.

A Força Aérea não precisou o número de vítimas no campo de Rann, no Nordeste do país. Já o Médicos Sem Fronteiras (MSF) contabilizou 52 óbitos e 120 feridos. Entre as vítimas estão seis membros da Cruz Vermelha.

O ataque de terça-feira tinha o objetivo de atingir militantes islâmicos do Boko Haram. Em uma entrevista coletiva, o general Lucky Irabor, que comanda operações contra insurgentes, afirmou que ordenou a missão com base em coordenadas geográficas “sobre concentrações de terroristas em alguma parte da região de Kala-Balge”, um distrito que inclui Rann. Ele garantiu que o episódio será investigado.

Ao ser informado sobre o bombardeio, o presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, declarou sentir profunda tristeza. O chefe de Estado qualificou de “lamentável erro operacional” e pediu à população que mantenha a calma.

O bombardeio coincide com as recentes vitórias reivindicadas pelo Exército contra o Boko Haram — ligado ao grupo jihadista Estado Islâmico —, cujos combatentes estão sendo expulsos dos territórios que haviam conquistado no estado de Borno.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?