Nicolás Maduro chega em tribunal em Nova York para primeira audiência
Nicolás Maduro chegou a um tribunal de Nova York na manhã desta segunda-feira (5), após deixar o Centro de Detenção Metropolitano (MDC), onde permanece desde que foi capturado em Caracas, no sábado (3).
A audiência está marcada para às 14h (horário de Brasília) e será conduzida pelo juiz distrital Alvin Hellerstein, magistrado de 92 anos com longa trajetória em casos de grande repercussão.
No sábado (3), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma nova acusação contra Maduro, no âmbito de um processo criminal por tráfico de drogas que tramita há 15 anos. A denúncia repete quatro crimes já apontados em 2020: narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína, posse de metralhadoras e conspiração criminosa.
Segundo o analista jurídico da CNN e ex-promotor federal Elie Honig, a defesa deve argumentar que Maduro não poderia ser processado por atos praticados enquanto chefe de Estado de um país estrangeiro. Honig ressalta ainda que o caso é inédito, o que torna difícil prever como o processo será conduzido.
ASSUNTOS: Mundo