Netanyahu elogia ataque dos EUA ao Irã: "Inflexão na História"

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, classificou a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de bombardear o Irã como uma "inflexão na história". Em um vídeo neste sábado (21), Netanyahu elogiou a ação, dizendo que os EUA "fizeram o que nenhum outro país no mundo pôde fazer" e que a "decisão firme" de Trump "vai mudar a história".
Netanyahu afirmou que Trump agiu para "negar ao regime mais perigoso do mundo as armas mais perigosas", acreditando que isso pode levar o Oriente Médio à paz. Ele destacou que "o presidente Trump e os EUA agiram com muita força" e agradeceu em nome de Israel.
O pronunciamento ocorreu após bombardeiros americanos atacarem três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Isfahan. Trump confirmou a ofensiva, declarando que o ataque foi "muito bem-sucedido" e que "AGORA É TEMPO PARA A PAZ".
A operação americana, especulada há dias, marca uma escalada significativa em meio aos recentes combates aéreos entre Israel e Irã. Bombardeiros B-2 teriam sido usados, indicando a capacidade de atingir bunkers profundos. O chanceler iraniano, Abbas Araghchi, já havia alertado que o envolvimento dos EUA seria "perigoso para todos".
O objetivo de Israel, que tem atacado o Irã há uma semana, é anular a capacidade iraniana de desenvolver armas nucleares e destruir sua infraestrutura militar.

ASSUNTOS: Mundo