Compartilhe este texto

Não é inteligente negociar com EUA, diz líder do Irã após Trump falar em acordo nuclear

Por Folha de São Paulo

07/02/2025 7h30 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta sexta-feira (7) que experiências anteriores já provaram que negociações com os Estados Unidos não são "inteligentes, sábias ou honrosas", relatou a agência de notícias oficial do país, a IRNA.

"Você não deve negociar com um governo desses, é imprudente, não é inteligente, não é honroso negociar", afirmou ele, acrescentando que os EUA "arruinaram, violaram e rasgaram" um acordo nuclear de 2015.

As declarações ocorrem dois dias após o recém-empossado presidente americano, Donald Trump, dizer que gostaria de começar a trabalhar em um acordo de paz com Teerã depois de restaurar sua campanha de máxima pressão sobre o país.

"Relatos de que os EUA, em conjunto com Israel, pretendem fazer o Irã em pedacinhos são muito exagerados. Eu prefiro muito mais um acordo de paz nuclear verificado. Devemos começar a trabalhar nisso imediatamente", afirmou o republicano nas redes sociais na última quarta-feira (5).

O plano vem do mesmo presidente que, em 2018, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, retirou Washington do pacto nuclear de Teerã com potências mundiais, citado por Khamenei nesta sexta —o acordo impunha restrições ao programa nuclear do Irã em troca de um alívio das sanções econômicas. Na ocasião, Trump restabeleceu medidas que prejudicaram a economia do Irã.

Na quinta (6), o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, já havia se manifestado sobre o assunto dizendo que seu país não busca armas nucleares.

"Verificar esta questão é uma tarefa fácil", disse ele em uma reunião com diplomatas estrangeiros em Teerã, citando um pronunciamento de Khamenei que proíbe armas atômicas. "Massacrar pessoas inocentes não é aceitável na doutrina da República Islâmica do Irã", afirmou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo