Na Casa Branca, Brasil negocia redução de tarifa de 50% imposta por Trump
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quinta-feira (16) com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na Casa Branca, em Washington. O principal tema do encontro foi o tarifaço de 50% aplicado pelo governo de Donald Trump a produtos brasileiros.
A reunião, que durou cerca de 1h15, teve um momento reservado de 15 minutos entre os dois ministros. O objetivo do Brasil é reverter ou reduzir as tarifas impostas, enquanto os EUA buscam negociar condições ligadas ao comércio bilateral.
O encontro ocorre uma semana após o telefonema entre Lula e Trump e é visto como mais um passo para reduzir tensões entre os governos. A imprensa não teve acesso à reunião, e Vieira retornou à embaixada após o encontro.
Além das tarifas, os americanos devem abordar temas políticos e regionais, como Venezuela e Cuba. Trump também sinalizou interesse em discutir a desistência do Brasil em apoiar uma moeda comum dos países do Brics — assunto que Lula tem sido aconselhado a deixar em segundo plano.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo