Compartilhe este texto

Mortes por calor extremo podem aumentar até 5 vezes nos próximos anos

Por Portal Do Holanda

15/11/2023 9h54 — em
Mundo


Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

As mortes relacionadas ao calor extremo podem aumentar em até 5 vezes até 2050, conforme aponta o relatório feito por 100 especialistas e a agências da ONU. O estudo foi publicado pela revista The Lancet nesta quarta-feira (15)

De acordo com o estudo, considerando um aumento médio da temperatura de 2ºC as mortes relacionadas ao calor podem aumentar 4,7 vezes o que é perigoso para saúde e segurança das pessoas.

Entre 2013 e 2022, as mortes de pessoas com mais de 65 anos relacionadas ao calor subiram 85% em comparação ao período de 1991 a 2000. Essa é a faixa etária mais vulnerável. 

Vale lembrar que, segundo as estimativas, 2023 será o ano mais quente já registrado na história. 

O estudo aponta que o calor é um dos fatores climáticos para o aumento da mortalidade já que o as ondas de calor frequentes podem desencadear insegurança alimentar aumentando o risco de desnutrição. Além de doenças infecciosas transmetidos por mosquitos, como o da dengue

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo