Mistério da 'porta da Antártida' é desvendado por cientistas
Uma estranha formação, descrita como uma "porta", foi avistada na Antártica, a sudeste da Estação Showa, administrada pelo Japão. A descoberta rapidamente virou assunto nas redes sociais, onde internautas levantaram uma série de teorias que vão desde a presença de alienígenas até a ideia de que se trataria de uma entrada para um cofre de sementes, similar ao de Svalbard, na Noruega.
Entre as especulações mais inusitadas, foram mencionadas a possibilidade de ser uma "casa de férias do Pé Grande" e até um "portal para Agartha", um reino mítico que supostamente estaria localizado no interior da Terra.
Entretanto, para aqueles que aguardavam explicações mais excêntricas, a realidade pode ser menos emocionante. A professora Bethan Davies, especialista em Glaciologia da Universidade de Newcastle, analisou as coordenadas da formação usando o Google Earth Pro, onde pôde acessar imagens históricas da região.
"Ela está situada em uma área de gelo marinho na Antártica Oriental, próximo à costa", afirmou Davies ao "Daily Mail". "O local abriga várias ilhas e a água é bastante rasa. O que vemos é um iceberg que encalhou e está derretendo, uma ocorrência comum na região", completou a pesquisadora.
O professor Martin Siegert, codiretor do Grantham Institute, em Londres, corroborou a explicação. "Trata-se de um fluxo de gelo ao redor de um obstáculo subglacial, influenciado pelo derretimento e recongelamento do gelo, além de ventos catabáticos. O gelo na área é fino, como evidenciam as rochas expostas nas proximidades, o que faz com que o leito tenha uma forte influência no fluxo de gelo. É um padrão interessante, mas não surpreendente do ponto de vista glaciológico."
ASSUNTOS: Mundo