Milei é atacado a pedras durante carreata na Argentina; vídeo
URGENTE: após escândalo de corrupção, Javier Milei tentou sair às ruas pra fazer campanha e a POPULAÇÃO O RECEBEU COM PEDRADAS. Clima tenso na Argentina.pic.twitter.com/rTanGIKe8l
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) August 27, 2025
O presidente da Argentina, Javier Milei, foi retirado às pressas de uma carreata em Lomas de Zamora, nesta quarta-feira (27), após ser atacado com pedras e garrafas. Ele estava acompanhado da irmã, Karina Milei, e do deputado José Luis Espert. Apesar do tumulto e de um aliado ter sido atingido por uma pedra, a Presidência informou que ninguém ficou ferido.
Aliados de Milei atribuíram a ação a militantes kirchneristas e ligados ao prefeito peronista da cidade. “O kirchnerismo é violência”, disse Espert. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, classificou o episódio como um ato de caos e violência, e o subsecretário de Comunicação chegou a falar em “tentativa de assassinato”.
O ataque ocorre em meio ao desgaste do governo com denúncias de corrupção na Agência Nacional de Deficiência. Áudios atribuídos ao ex-diretor do órgão, Diego Spagnuolo, amigo pessoal de Milei, sugerem pagamento de propinas, com suposto envolvimento de Karina Milei. O caso levou à demissão de Spagnuolo e abriu uma investigação que atinge outros aliados do governo.
As denúncias e o episódio em Lomas de Zamora aumentaram a pressão política sobre Milei. O peso e os títulos argentinos seguem em queda, e analistas apontam perda de confiança no governo, o que pode dificultar a execução da agenda econômica e de ajuste fiscal defendida pelo presidente.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo