Maduro canta 'Imagine', de John Lennon, em apelo de paz aos EUA; vídeo
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um novo apelo por pacificação nas relações com os Estados Unidos ao cantar a música Imagine, de John Lennon, durante um evento político realizado neste sábado (15) no estado de Miranda. A apresentação ocorreu enquanto o líder venezuelano empossava comitês de base bolivarianos diante de apoiadores.
Durante o discurso, Maduro mencionou o músico britânico ao pedir “paz” e solicitou ao ministro da Comunicação, Alfred Nazareth, que o lembrasse da letra da canção. Em seguida, Imagine passou a tocar nos alto-falantes e o presidente acompanhou a música, aplaudindo e fazendo o gesto de paz com as mãos, gesto repetido por autoridades presentes no palco.
Composta por John Lennon e Yoko Ono, a canção se tornou um símbolo pacifista na década de 1970. A letra propõe um mundo sem fronteiras, conflitos ou desigualdades, e já foi reinterpretada por diversos artistas ao longo das últimas décadas. Trechos como “Imagine que não existem países” e “Sem necessidade de ganância ou fome” foram destacados no discurso de Maduro.
O apelo ocorre em um momento de tensão diplomática entre Caracas e Washington, intensificada pelo aumento da presença militar dos Estados Unidos no Caribe. A relação ficou ainda mais sensível após Trinidad e Tobago, país vizinho, anunciar exercícios militares conjuntos com os EUA a partir deste domingo (16).
No mesmo pronunciamento, Maduro criticou as operações norte-americanas na região. Enquanto o governo dos Estados Unidos afirma que as ações têm como objetivo combater o narcotráfico, o presidente venezuelano alega que se trata de uma tentativa indireta de pressionar ou enfraquecer seu governo.
ASSUNTOS: Mundo