Compartilhe este texto

Lula pode plantar árvore na prefeitura de Paris em junho

Por Folha de São Paulo

26/05/2025 14h30 — em
Mundo



PARIS, FRANÇA (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado por Paris no próximo dia 5 de junho, durante a visita oficial que fará à França. Ele participará de um ato simbólico de inauguração de uma "floresta urbana" que vai ser instalada durante os meses de verão diante do Hôtel de Ville, sede da prefeitura da capital parisiense.

É possível que esse ato simbólico seja a plantação de uma muda de árvore, que ganharia uma placa com seu nome. Porém, a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, disse à Folha que os detalhes do evento ainda são uma surpresa.

"Ele vai passar pela prefeitura, porque aqui se sentirá em casa. Como sabemos o quanto ele é ligado à questão da natureza, reservamos um gesto inaugural no momento em que ele chegar", declarou.

A data real de inauguração da "floresta urbana", um espaço arborizado na esplanada em frente ao Hôtel de Ville, é 21 de junho, posterior, portanto, à visita de Lula. Mas a prefeita quis marcar a passagem do presidente brasileiro pela cidade com uma homenagem.

"Ele chega um pouco antes do fim de todas as obras. Mas não queríamos perder a chance de tê-lo aqui entre nós para que ele deixasse sua marca nessa floresta urbana com seu nome, que também estará em um lugar específico", afirmou.

A agenda de Lula na França, dos dias 4 a 9 de junho, não foi anunciada oficialmente pelo Itamaraty, mas alguns detalhes já são conhecidos.

Além de ser recebido com pompa pelo presidente Emmanuel Macron, Lula receberá homenagens na Academia Francesa, no dia 5, e na Universidade Paris 8, onde receberá um diploma de doutor honoris causa. Nos dias 8 e 9, está prevista sua presença no litoral mediterrâneo, para um fórum sobre a "economia azul", em Mônaco, e a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Nice.

No dia 5, ainda deve ocorrer um jantar com convidados ligados aos dois países, como o ex-jogador de futebol Raí.

Está em estudo a ideia de iluminar a Torre Eiffel com as cores da bandeira brasileira, para uma foto com Lula. Mas, segundo a Folha apurou, o mais plausível é que o verde-amarelo seja usado apenas na cintilação que faz o monumento parisiense brilhar durante alguns minutos à noite, de hora em hora.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo