Lula embarca para o Uruguai para velório de Pepe Mujica
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta quinta-feira (15) para Montevidéu, onde participará do velório do ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica. Lula retornou horas antes de uma viagem à China e ajustou a agenda para prestar homenagem ao líder uruguaio, que morreu na terça-feira (13), aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago.
Aliados políticos e amigos, Lula e Mujica mantinham uma relação próxima. Em dezembro, o presidente brasileiro visitou Mujica e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Ao saber da morte do ex-presidente, ainda em Pequim, Lula lamentou a perda e disse que a "grandeza humana" de Mujica ultrapassou fronteiras.
O velório acontece no Palácio Legislativo, em Montevidéu, e foi temporariamente encerrado à meia-noite. A cerimônia será retomada às 10h, com a presença de autoridades e da população. O corpo de Mujica será cremado, e as cinzas sepultadas em sua chácara, ao lado da cadela Manuela, como era seu desejo.
Pepe Mujica governou o Uruguai entre 2010 e 2015 e ficou conhecido por legalizar o aborto, a maconha e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Ex-guerrilheiro, passou 14 anos preso durante a ditadura militar e se tornou um símbolo da esquerda latino-americana por seu estilo de vida simples e discurso humanista.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo