Blinken informou no Twitter que conversou por telefone com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov. "Eu reiterei nosso compromisso em buscar uma solução diplomática para a crise que Moscou precipitou", disse ele, complementando que reafirmou o "apoio incondicional para a Ucrânia".
Von der Leyen, por sua vez, relatou que conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, sobre os últimos acontecimentos relativos à Ucrânia. "Nós reafirmamos que nossa resposta comum a qualquer agressão da Rússia será tanto totalmente alinhada como rápida", afirmou, acrescentando que haverá sanções nesse caso.
A presidente da Comissão Europeia teve também hoje um telefonema com o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, com a mesma pauta. O Reino Unido, a União Europeia, os EUA e o Canadá estão "coordenando de perto" uma eventual resposta com sanções em caso de agressão russa, segundo o governo britânico.



Aviso