Justiça italiana recebe parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil, segundo informou nesta quarta-feira (22) a Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão ocorre no âmbito do processo que tramita na Justiça italiana desde a prisão da parlamentar, em julho deste ano.
Zambelli foi detida nos arredores de Roma, onde permanece em prisão cautelar na penitenciária feminina de Rebibbia. A Justiça italiana considerou que havia risco de fuga, motivo pelo qual manteve a brasileira sob custódia enquanto o pedido de extradição é analisado.
A deputada foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pena de prisão por envolvimento em invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes que a decisão se tornasse definitiva, ela fugiu do Brasil e passou a ser procurada pela Interpol, após inclusão na lista de difusão vermelha.
Com o parecer favorável do Ministério Público italiano, o processo de extradição deve seguir para decisão final do governo da Itália. Caso seja aprovada, Carla Zambelli será devolvida às autoridades brasileiras para o cumprimento da pena determinada pelo STF.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo