
afp.com / Javier Soriano
Madri (AFP) - O prestigioso jornal espanhol El País inaugurou nesta terça-feira sua versão em português, voltada para o Brasil, com uma entrevista à presidente Dilma Rousseff sobre a onda de manifestações vivida pelo país em junho deste ano.
A edição brasileira do diário completa o projeto especial para a America Latina, iniciado em março deste ano.
"[O jornal] El País inicia hoje sua edição online para o Brasil, o que talvez seja sua maior aventura profissional e empresarial desde sua fundação, há 37 anos", afirma o veículo em sua página na internet.
"Para sermos, de fato, o jornal global ibero-americano, precisávamos nos expressar nos dois idiomas", explicou Juan Luis Cebrián, presidente do grupo de comunicação Prisa, que edita o diário, em vídeo divulgado no site.
"O Brasil é um mercado imenso, em desenvolvimento, que oferece oportunidades formidáveis", acrescentou, no momento em que a crise na Espanha está levando um grande número de empresas espanholas a incrementar sua atividade nos mercados emergentes da América Latina.
Para Javier Moreno, diretor do El País, o "Brasil é também um foco de interesse importantíssimo para o resto do continente e para o resto do mundo".
O El País Brasil tem sede na cidade de São Paulo e é editado por uma equipe formada majoritariamente por jornalistas brasileiros.
Em coordenação com o site do El País América, a versão em português completa a expansão deste jornal de esquerda, criado na Espanha após o fim da ditadura franquista (1939-1975), para um mercado latino-americano de 500 milhões de pessoas.



