Japonesas de 107 anos são as gêmeas idênticas mais velhas do mundo

Por Portal do Holanda

22/09/2021 15h39 — em Mundo

Foto: Divulgação

Elas já passaram por duas guerras mundiais, pandemias e agora, mesmo vivendo em casas separadas, as  irmãs japonesas Umeno Sumiyama e Koume Kodama, de 107 anos, foram confirmadas como as gêmeas idênticas mais velhas do mundo pelo Livro dos Recordes, o Guinnes World Record.

As duas irmãs vivem cada uma em casa de repouso diferente no Japão, distante a cerca de 300 quilômetros. Elas nasceram em Shodoshima, uma ilha localizada a 150 km de Osaka, em 5 de novembro de 1913 e tinham ao menos mais nove irmãos.

Desde o ensino fundamental, as gêmeas viveram destinos diferentes, pois Koume deixou a ilha para trabalhar com o tio em outra cidade, enquanto Umeno permaneceu em Shodoshima, onde se casou e formou sua família.

Mas em algumas datas especiais as duas faziam um esforço para estar juntas, como foi aos 70 anos, quando fizeram uma peregrinação religiosa. 

Na comemoração dos 99 anos, Umeno brincou dizendo que as duas pareciam mais jovens que as duas detentoras do recorde até então – as irmãs Kin e Gin.

Ao conseguir ultrapassar o marco das suas antecessoras, ambas receberam com emoção o cerificado oficial, conforme relato dos seus cuidadores.

Recordes

Quando se trata de longevidade, o Japão é sempre destaque. O homem que chegou à idade mais avançada no mundo todo foi um japonês, Jiroemon Kimuro, falecido em 12 de junho de 2013 aos 116 anos.

E a pessoa mais idosa do mundo é a japonesa Kane Tanaka, que comemorou seu aniversário de 118 anos em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão, em janeiro deste ano.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo