Início Mundo Israel e Gaza celebram anúncio de cessar-fogo após anos de guerra; vídeos
Mundo

Israel e Gaza celebram anúncio de cessar-fogo após anos de guerra; vídeos

Palestinos e israelenses foram às ruas nesta quinta-feira (9) para celebrar o anúncio de um cessar-fogo e de um acordo sobre a libertação de reféns, na primeira fase da iniciativa proposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar a guerra em Gaza. A medida prevê a suspensão total dos ataques dentro de 24 horas após a assinatura formal do acordo. 

Na Faixa de Gaza, jovens comemoraram nas ruas destruídas por meses de bombardeios israelenses. “Graças a Deus pelo cessar-fogo, o fim do derramamento de sangue e das mortes. Toda a Faixa de Gaza está feliz”, disse Abdul Majeed Abd Rabbo, morador de Khan Younis, no sul do território palestino. Apesar das celebrações, ataques isolados ainda foram registrados enquanto o acordo não entrava oficialmente em vigor. 

Em Israel, familiares de reféns se reuniram na chamada Praça dos Reféns, em Tel Aviv, para celebrar o início do que consideram o fim de um ciclo de dor. “Não consigo explicar o que estou sentindo. Só quero abraçar meu filho e dizer que o amo”, declarou Einav Zaugauker, mãe de um dos reféns ainda mantidos pelo Hamas. A expectativa é que todos os prisioneiros vivos sejam libertos até segunda-feira (13).

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?