Início Mundo Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz
Mundo

Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz

Reuters
Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz
Irã diz que acordo com Omã está em “fase final”, mas que EUA devem agir para abrir Estreito de Ormuz

Por Nayera Abdallah e Steve Holland e Enas Alashray

DUBAI/WASHINGTON/CAIRO, 9 Ago (Reuters) - O Irã afirmou neste domingo que um acordo com Omã para definir novas rotas marítimas no Estreito de Ormuz estava em sua fase final, mas reiterou que a via navegável só seria reaberta assim que os Estados Unidos cumprissem outras condições.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse neste domingo que um acordo sobre o estreito, localizado entre os dois países, estava em “fase final”, mas reiterou os comentários feitos no sábado de que a via navegável não seria reaberta a menos que outras condições fossem cumpridas.

O acordo definiria as novas rotas marítimas a serem utilizadas assim que os EUA cumprirem essas condições e o estreito for reaberto, segundo declarações dele citadas pela agência de notícias iraniana Mehr.

O Irã e os EUA não estão envolvidos em negociações e Teerã não as iniciará enquanto Washington violar um acordo provisório assinado em junho, disse Araqchi, acrescentando que mensagens estão sendo trocadas por meio de intermediários.

(Reportagem de Nayera Abdullah, Steve Holland e Enas Alashray)

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!