O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou como “inaceitável” a resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo mediada pelos Estados Unidos. O grupo palestino exigia a libertação de prisioneiros detidos por Israel e a retirada das forças militares da Faixa de Gaza como condição para a devolução de reféns.
Segundo o premiê, a contraproposta representa um retrocesso nas negociações e reafirmou seu compromisso em derrotar o Hamas. Netanyahu já havia declarado anteriormente que retomaria os ataques se o grupo não libertasse mais reféns israelenses.
A proposta inicial, articulada pelos EUA, previa uma trégua de 60 dias. Durante esse período, o Hamas entregaria 28 dos 58 reféns ainda em cativeiro em Gaza, em troca da libertação de aproximadamente 1.200 prisioneiros palestinos. Além disso, incluía a devolução de corpos de 18 reféns mortos.
Na última sexta-feira (30), o presidente Donald Trump chegou a afirmar que um acordo estava próximo. No dia anterior, a Casa Branca anunciou que Israel havia concordado com os termos propostos.



