Início Mundo Holanda anuncia que vai fechar fronteiras para reduzir fluxo de imigrantes
Mundo

Holanda anuncia que vai fechar fronteiras para reduzir fluxo de imigrantes

Holanda anuncia que vai fechar fronteiras para reduzir fluxo de imigrantes
Holanda anuncia que vai fechar fronteiras para reduzir fluxo de imigrantes

A Holanda anunciou nesta segunda-feira (11) que fechará sua fronteira terrestre com os países da União Europeia (UE) a partir de 9 de dezembro. A medida, que deve durar seis meses, tem como objetivo controlar os fluxos migratórios para o país. A decisão foi confirmada pela ministra da Migração, Marjolein Faber, e integra um pacote mais amplo de políticas anti-imigração do governo liderado pelo primeiro-ministro Dick Schoof.

A Holanda, que faz fronteira terrestre com Bélgica e Alemanha, ambos membros do Espaço Schengen, área composta por 27 países europeus que aboliram oficialmente passaportes e muitos outros tipos de controlos de fronteira entre si, passará a implementar controles de fronteira, exigindo que todos os passageiros de voos provenientes da UE passem por inspeções, embora os detalhes ainda não tenham sido completamente divulgados. A ação faz parte de um esforço do governo para "tornar a Holanda o menos atraente possível". 

No site do governo, uma frase atribuída a Faber busca justificar a decisão. "A Holanda não consegue mais lidar com o número de requerentes de asilo que chegam. Como ministra, minimizarei o fluxo de migrantes em busca de asilo por meio de uma política rigorosa e justa.". 

O pacote também inclui a proibição da entrada de acompanhantes de solicitantes de asilo e a polêmica medida de declarar regiões da Síria, país atualmente em guerra, como seguras, para que agentes de imigração holandeses possam negar o visto de refugiado a cidadãos sírios — a Holanda é signatária do Estatuto dos Refugiados da Organização das Nações Unidas (ONU), que determina concessão do visto de asilo e refúgio a cidadãos oriundos de países ou zonas em guerra.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?