Compartilhe este texto

Há exatos cinco anos, OMS declarava pandemia de Covid-19

Por Portal Do Holanda

11/03/2025 10h17 — em
Mundo


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Há exatos cinco anos, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a Covid-19 uma pandemia. Na época, menos de 4.300 pessoas haviam morrido oficialmente, e o mundo ainda não tinha dimensão do impacto que o vírus causaria. A decisão foi tomada após a falta de resposta efetiva dos governos, mesmo depois da declaração de Emergência de Saúde Pública em janeiro daquele ano.

O anúncio aconteceu durante uma coletiva de imprensa na sede da OMS, em Genebra. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que a organização estava "profundamente preocupada com os níveis alarmantes de disseminação e inação no mundo". O reconhecimento da pandemia marcou um ponto de virada na resposta global ao coronavírus, levando a medidas de confinamento e ao colapso de sistemas de saúde e economias.

Desde então, a OMS tem alertado sobre o risco de novas pandemias e a necessidade de preparação global. Em 2021, os Estados membros começaram a negociar um tratado internacional para melhorar a resposta a crises sanitárias, mas as negociações têm sido difíceis. Uma sessão final para definir o documento está prevista para abril deste ano, antes da Assembleia Geral da OMS em maio.

Nos últimos cinco anos, a organização declarou emergência sanitária apenas duas vezes, ambas relacionadas a surtos de varíola. O diretor-geral da OMS segue alertando os países para evitarem repetir o ciclo de negligência seguido de pânico, como ocorreu com a Covid-19. A partir de setembro, uma nova medida permitirá que a OMS declare "emergência pandêmica" de forma mais ágil, buscando evitar erros do passado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo