Compartilhe este texto

Grupo de 350 rabinos publica anúncio no New York Times contra plano de Trump para Faixa de Gaza

Por Folha de São Paulo

13/02/2025 19h15 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um grupo de 350 rabinos, junto com judeus famosos nas artes e na cultura, publicou nesta quinta-feira (13) um anúncio de página inteira no jornal americano The New York Times se posicionando contra os planos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle da Faixa de Gaza.

Com os dizeres "Trump quer a remoção de de todos os palestinos de Gaza. Judeus dizem não à limpeza étnica!", o anúncio lista os líderes religiosos e os famosos, que incluem nomes como o ator Joaquin Phoenix, de "Coringa" e "Gladiador", a escritora Naomi Klein, a filósofa Judith Butler, o diretor Jonathan Glazer, de "Zona de Interesse", e o ator Wallace Shawn, entre outros.

O anúncio faz referência à proposta de Trump, anunciada de supetão no último dia 4 ao lado do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, de que os EUA tomem controle direito da Faixa de Gaza, expulsando os palestinos da terra onde vivem há gerações, e transformem o local na "Riviera do Oriente Médio".

Especialistas em direito internacional apontam que, se levada ao cabo, a ideia configuraria limpeza étnica e um crime de guerra. Na última terça-feira (11), em encontro com o rei da Jordânia, Trump voltou a pressionar o país e o Egito a receberem palestinos expulsos de Gaza, ideia descartada por ambos.

Em nota, o comitê que organizou o anúncio no New York Times disse que publicou a peça em um momento no qual "limites políticos vem sendo atravessados rapidamente graças à aliança Trump-Netanyahu".

"Nossa mensagem para os palestinos é esta: vocês não estão sozinhos, nossa atenção não desapareceu, estamos comprometidos com lutar com todas as nossas forças contra a limpeza étnica em Gaza."

"É crucial que a comunidade judaica americana diga em alto e bom som que se recusa a aceitar esse plano nefasto", disse um dos rabinos signatários do anúncio, Toba Spitzer, do estado de Massachusetts. "O sonho de Hitler de tornar a Alemanha 'Judenrein' [limpa de judeus, em alemão] levou à matança do nosso povo no Holocausto."


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo