Governo Trump prende 475 imigrantes que trabalhavam em fábrica da Hyundai
Autoridades de imigração dos EUA prenderam 475 trabalhadores em uma fábrica de baterias da Hyundai na Geórgia, na quinta-feira (4). A maioria dos detidos seriam cidadãos sul-coreanos com vistos temporários de turismo ou negócios, sem autorização para trabalhar. A operação, a maior já feita em um único local pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), interrompeu as obras do empreendimento.
Segundo o governo Trump, a ação busca proteger empregos de americanos e coibir práticas ilegais de contratação. Alguns trabalhadores tentaram fugir e precisaram ser resgatados de um lago de esgoto. A Casa Branca reforçou que seguirá exigindo autorizações adequadas de trabalho para estrangeiros.
O Partido Democrata da Geórgia criticou a operação, classificando-a como intimidação politicamente motivada. Já a Coreia do Sul expressou preocupação com a medida e cobrou que os interesses de suas empresas e cidadãos sejam respeitados.
A Hyundai e a LG Energy Solutions, parceira na joint venture, afirmaram cooperar com as autoridades e destacaram que os detidos não são funcionários diretos da montadora. O caso pode aumentar tensões entre Washington e Seul, que recentemente anunciaram investimentos bilionários nos EUA.
ASSUNTOS: Mundo